Ao contratar profissionais para desenvolver o Marketing da sua empresa ou produtos, tenha sempre em mente que você, como empresário ou gestor, deverá atuar com esse grupo para garantir que toda e qualquer estratégia ou material de comunicação seja fiel ao que realmente esse objeto representa ou é.
A ideia de “dourar a pílula” deve ser muito bem avaliada para que não leve seu consumidor a comprar gato por lebre e, consequentemente, sinta-se enganado ou simplesmente insatisfeito com o que a sua campanha de divulgação promete – e o que você afinal entrega.
O conceito da pílula dourada surgiu entre os séculos 17 e 18, quando o filósofo persa Avicena (que também praticava medicina) usou folhas de ouro e prata para revestir os comprimidos medicinais que receitava aos pacientes. O procedimento não interferia na atuação dos medicamentos, mas causava uma boa impressão que facilitava a aceitação dos bálsamos. Antes dele, o também persa e médico Rhazés foi o primeiro a usar a ideia, recobrindo medicamentos sólidos com uma substância extraída de uma planta, que deixava a pílula levemente adocicada.
Adoçar a boca do consumidor com pitadas criativas e encantadoras continua sendo uma excelente estratégia para quem deseja conquistar mercado e vender. Para que esse conteúdo seja digno dos cantos das sereias – como no incrível comercial de lançamento do automóvel Renault Captur, em 2018, onde Marina Ruy Barbosa interpreta o ser mítico, criado pela DPZ&T
(https://www.youtube.com/watch?v=G_mL5PSFKIE) – é importantíssimo que o marketing não seja maior que o produto, vendendo algo superior, mas não verdadeiro.
Segundo o site www.significados.com.br, “dourar a pílula” é uma expressão idiomática da língua portuguesa e significa apresentar algo difícil ou desagradável como uma coisa mais suave e mais fácil de aceitar. Por esse motivo, a expressão é uma forma de mascarar a realidade, fazendo com que algo doloroso fique mais suave. No entanto, é importante esclarecer que embelezar seu produto não é mentir e, sim, criar um envólucro agradável e atrativo para que o cliente se sinta tentado a se aproximar mais da sua empresa, na busca por informações que possam o levar a uma tomada de decisões.
O bom marketing é criativo, surpreende e busca tirar o público-alvo da sua zona de conforto (ou desconforto) e promover um estado de espírito propenso ao consumo da informação, assimilação e, consequentemente, se permitir um envolvimento com a marca ou produto. A essência do seu negócio deve sempre ser a espinha dorsal da sua comunicação. Por isso, confiar sua marca a uma equipe técnica e competente é mandatório para quem busca se colocar no mercado de forma a construir reputação e converter públicos potenciais em futuros propagadores da sua marca. Adoro dourar a pílula, mas, mais que isso, nossa equipe trabalha para atrair os navegantes a um porto seguro, um bom produto.
Então, se você tem um bom produto e entende que o marketing pode contribuir para dourar essa pílula, valorizando a essência do seu negócio e conquistando mais consumidores com isso, agende um bate-papo com o time do Estúdio A – Conteúdo e Estratégias para Marcas.
Sérgio Sant’Anna
Diretor do Estúdio A