Gustavo Adolfo detalha novo Ensino Médio, com metodologia inovadora

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A partir de 2022, os alunos que ingressarem no Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo terão acesso a uma nova estrutura e um currículo voltado para promover o protagonismo e a autonomia. O Novo Ensino Médio GA foi criado em parceria com a Univates e utilizará a estrutura da universidade.

Com uma proposta de ensino baseada no desenvolvimento de múltiplas habilidades, o projeto vai além da adequação às mudanças na base curricular nacional do Ensino Médio. Por dois anos, uma comissão formada por representantes do GA e da Univates elaboraram o projeto com base em pesquisa realizada com estudantes, docentes, familiares e lideres regionais.

Integrante da comissão, a cordenadora de 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e da área da Matemática, Rosilene König afirma que a pesquisa  proporcionou uma construção coletiva do projeto do Novo Ensino Médio e apontou as prioridades para a melhor formação do estudante.

“A partir da pesquisa realizada com as lideranças regionais, por exemplo, pôde-se conhecer as características esperadas dos profissionais do futuro e as áreas de formação mais promissoras”, afirma. Os alunos também poderão cursar disciplinas optativas em cursos técnicos ou de graduação na Univates.

Além do conhecimento técnico e científico, os estudantes serão guiados para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de autoconhecimento e de relação com o mundo. Tudo isso sem deixar de lado a preparação para as provas de vestibular e o Enem.

 

Liberdade com responsabilidade

Pai do Felipe, aluno do 9º ano, Jandir Dickel tem grande expectativa para o início do próximo ano letivo. Segundo Dickel, a educação faz parte das conversas da família, que apoia as mudanças no currículo. “Hoje, os estudantes não têm um direcionamento para áreas  de interesse ou aptidão, voltadas para o futuro profissional, antes de sair do ensino médio.”

Para ele, o projeto do GA tem o mérito de tornar o aluno em protagonista na sua jornada de conhecimento. “Terão liberdade para se expressarem dentro das disciplinas, mas com responsabilidade para com um futuro que está logo ali na frente.”

Dickel também destaca a oportunidade de conviver desde cedo com um ambiente universitário, podendo inclusive cursar disciplinas dos cursos técnicos e de graduação. “Se eu tivesse essa oportunidade quando era estudante do Ensino Médio, com certeza a minha trajetória teria sido mais fácil. Eu ficaria melhor preparado, mais cedo.”

COMO FUNCIONA

Formação Geral Básica

O currículo deixa de lado as disciplinas e passa a ser dividido pelas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais – e suas tecnologias. Os estudantes do mesmo ano escolar terão as mesmas áreas, porém, com professores de diferentes disciplinas, que juntos planejarão o conteúdo e a dinâmica das aulas.

Formações específicas

Vivências e experiências (1.160h) inclui:

– Eletivas (280h): participação em disciplinas dos cursos técnicos da Univates para estudantes de 1º e 2º ano/EM e em cursos de graduação para estudantes do 3º ano/EM. São 25 opções de técnicos  e 49 cursos de graduação diretamente interligadas às áreas de conhecimento proporcionadas pelas Trilhas;

– Projeto de vida (240h): construção da caminhada, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato EAD síncrono;

– Estúdio (480h): neste componente curricular, os estudantes serão desafiados, em grupos, a desenvolver estudos orientados pelos docentes, envolvendo diferentes projetos;

– Estudos avançados (160h): exclusivo para o 3º ano do Ensino Médio, para ampliação de conceitos e habilidades abordando conhecimentos a serem revistos ou aprofundados.

Trilhas (640h) – aprofundamento das áreas de saúde (Sanus), engenharias (Faber) e humanidades (Domus). A partir do 2º ano/EM, o estudante vivenciará experiências nas três Trilhas para que, a partir destas, possa escolher a área de sua preferência para o aprofundamento. Para a definição das áreas de conhecimento, levou-se em consideração dados da pesquisa realizada com lideranças regionais.

* Carga horária de e 3.600 horas, contemplando a Formação Geral Básica (1.800) e a Formação Específica (1.800h)

* Período letivo separado em dois semestres

* Horário das aulas das 7h45min às 12h15min, com intervalo de 30 minutos para instigar a convivência

* Materiais de apoio 100% digitais